Freguesias reclamam do Estado pagamento de dívidas da pandemia

 


Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) levou o tema à audiência com o Presidente da República. Em causa, estão cerca de 5 milhões de euros que as freguesias reclamam do Estado central e cujo pagamento ainda não sabem quando vai ocorrer.

Continua a acumular a dívida do Estado às freguesias por causa de despesas relacionadas com a Covid-19 e ainda não há data para que a situação esteja resolvida. É o presidente da ANAFREJorge Veloso, quem faz a denúncia na sequência de uma audiência com o Presidente da República em que o tema esteve em cima da mesa.

À saída do encontro em Belém, Jorge Veloso nota que não tem a perceção exata do valor, mas sabe que "se aproxima dos 5 milhões de euros".

"Aquilo que sabemos é que fazemos todos os meses, até ao dia 15, o reporte à Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) das despesas que as freguesias vão executando no âmbito do tratamento da Covid e do apoio às famílias no âmbito da Covid", sublinha o dirigente da ANAFRE que já tentou "várias abordagens com a diretora da DGAL" e que ainda não teve resposta sobre quando e como serão pagas essas despesas.

De acordo Jorge Veloso, este montante é referente a todo o período da pandemia, ou seja, "desde março de 2020 até à presente data", isto porque as freguesias ainda continuam a reportar despesas no âmbito da Covid-19.

TSF Rádio Noticias

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem